Marketing

Vídeo Marketing: dicas para começar já!

Existem diversas estratégias e ferramentas de marketing e, neste momento, o vídeo é rei! Descubra as nossas dicas para uma boa estratégia! 

Texto de
Kelly Nunes
Publicado
em 03 de Outubro de 2022

As empresas começaram a digitalizar os seus processos internos, há já alguns anos, contudo foi a adaptação do mercado de trabalho à pandemia, em 2020, que a digitalização foi massificada.

Podemos afirmar que a comunicação online é importante para todas as empresas, independentemente do setor de atuação, pois permite uma maior visibilidade e consequentemente o aumento do volume de negócios e reputação online das empresas.

Existem diversas estratégias e ferramentas de marketing e, neste momento, o vídeo é rei! 

O recurso aos vídeos de curta duração é o meio de comunicação que causa mais impacto.

Nem tudo o que vem à rede é peixe!

Diversas marcas usam esta estratégia de comunicação, mas nem tudo o que vem à rede é peixe, portanto é primordial que a estratégia seja bem definida, o conteúdo se destaque da concorrência e que seja impactante.

O vídeo é uma ferramenta que causa bastante impacto e que pode transmitir mensagens e emoções, sendo extremamente promissor para a otimização da persuasão.

Em poucos minutos ou segundos, o vídeo é capaz de sintetizar um conteúdo que explica, emociona, informa, entretém e educa o cliente, permitindo uma conexão mais profunda com o público.

O vídeo marketing pode ser usado para fidelizar os clientes existentes e conquistar potenciais clientes.

Atualmente, os vídeos podem ser curtos ou longos e em diferentes formatos, como por exemplo:

  • Tutoriais;
  • Entrevistas;
  • Perguntas e respostas;
  • Demonstrações de produtos / serviços;
  • Institucionais;
  • Webinars…
Vídeo promocional da ATLAS People Like Us, cliente MD3 STUDIO

5 vantagens de usar vídeo para promover uma empresa

Existem inúmeras vantagens de usar o vídeo para tornar as marcas mais populares no mercado, fortalecendo a sua presença online. 

Os vídeos devem ser claros, objetivos e diversificados, pois o objetivo mais importante é captar a atenção do público logo nos primeiros segundos!

1. Gerar engajamento

Hoje, é fundamental que as empresas criem vídeos e os publiquem nas redes sociais, porque geram 10 vezes mais engajamento do que outros conteúdos. 
De facto, o vídeo tornou-se o conteúdo de media mais consumido na internet: 80% do que os internautas veem vídeos!

2. Aumentar a visibilidade e melhorar o posicionamento nas pesquisas online (SEO)

Num mundo cada vez mais digitalizado, é importante que a sua empresa ganhe visibilidade na internet. Hoje, os mecanismos de pesquisa destacam o conteúdo de vídeo nas primeiras páginas dos resultados. 

Existem vários critérios que fazem com que o Google classifique o seu site em primeiro lugar ou não. Por exemplo, um dos mais importantes é a estratégia de otimização de texto do seu site. No entanto, o Google leva também em consideração o tempo que os visitantes passam no seu site. Se eles ficarem muito tempo, o Google considera o seu site interessante. Isso tudo permite que o algoritmo coloque a sua marca nos primeiros resultados de pesquisa.

O vídeo desperta interesse e curiosidade, fazendo com que as pessoas fiquem cativadas e permaneçam por mais tempo nos sites. O vídeo é, portanto, essencial para a optimização do seu SEO.

Além disso, nas redes sociais, notamos que as pessoas compartilham vídeos com mais facilidade do que fotos.‍

O vídeo causa um verdadeiro efeito bola de neve! Traz-lhe mais clientes, visitantes e permite-lhe criar uma comunidade.

3. Aumentar o tráfego e as conversões

A melhoria do SEO indica um aumento do número de visitantes no seu website e do conhecimento da marca junto dos consumidores. Consequentemente, o aumento do tráfego online pode significar o alcance de taxas de conversão mais elevadas.

4. Ganhar a confiança de (potenciais) clientes

Por exemplo, uma empresa do sector da Indústria que mostra os métodos de fabricação, os bastidores do seu dia-a-dia e todos aqueles pequenos detalhes que os clientes não veem, tornam-se confiáveis. Potenciais clientes são também seduzidos pela transparência e idoneidade.

Graças ao vídeo é criada uma proximidade, um vínculo com seu público, que não é possível criar com uma foto ou um texto. 

Os seus potenciais clientes terão a impressão de conhecê-lo, mesmo que virtualmente.

5. Aumentar as vendas

O vídeo é uma ferramenta capaz de influenciar potenciais clientes na sua decisão de compra. Adotar uma estratégia de vídeo marketing é um investimento cada vez mais acessível. Para além disto, esta ferramenta de marketing irá traduzir-se num aumento do retorno sobre o investimento (ROI) realizado.

Vídeo de apresentação para a Reemo, cliente MD3 STUDIO

Como usar vídeos nas redes sociais? Em que redes sociais publicar os seus vídeos?

Cada vez mais as redes sociais apostam nos vídeos. Entre diferentes durações e formatos, podemos criar conteúdos “curtos”, como por exemplo stories, Reels e IGTV, no Instagram.
Mas também podemos investir nos conteúdos mais longos, como web documentários e entrevistas no Youtube e Facebook.

O Instagram e TikTok, duas redes sociais que dão importância ao vídeo.

Instagram

O Instagram é uma rede social americana de partilha de fotos e vídeos, fundada em 2010, por Kevin Systrom e Mike Krieger. Posteriormente adquirida pela empresa americana Facebook Inc, agora conhecida como Meta Platforms.

Existem diversos formatos de vídeos que vamos explicar de seguida:

Feed

É a publicação de um vídeo curto, diretamente no seu feed do Instagram.

Instagram Stories

Os stories permitem criar uma proximidade com os seus seguidores e mostrar algo que está a acontecer no momento ou que irá acontecer em breve, tornando as coisas mais humanas e reais.  

Use os stories para criar uma relação com o seu público, por exemplo faça perguntas, crie sondagens, etc.. e partilhe também o link para o seu site.

No entanto, este formato só fica disponível 24h, mas tem sempre a hipótese de criar stories permanentes no seu perfil.

Reels

Sendo uma das mais recentes inovações disponibilizadas pelo Instagram, a funcionalidade “Reels” é o “irmão mais novo” da IGTV e o substituto deste formato. Os reels permitem a partilha de conteúdo vídeo. Seguem o conceito e formato do Tik Tok, aproveitando a tendência em termos de consumo de conteúdo por parte do público.

É preciso selecionar uma capa, um título, uma descrição e hashtags impactantes para que o Instagram dê visibilidade ao nosso conteúdo.

Contrariamente às stories, os Reels ficam disponíveis permanentemente.

Tipos de conteúdos: sessões FAQ, vlogs, dicas e tutoriais…

TikTok

TikTok é um serviço de hospedagem de vídeo de formato curto de propriedade da empresa chinesa ByteDance. Ele hospeda uma variedade de vídeos de utilizadores de formato curto, de gêneros como brincadeiras, acrobacias, truques, piadas, dança e entretenimento com duração entre 15 segundos a três minutos.

A aplicação permite gravar vídeos curtos, editá-los com música e depois publicá-los para o mundo. O TikTok conheceu um crescimento em 2020, durante a pandemia, e hoje em dia podemos encontrar várias marcas nesta rede.

Não se esqueça de definir o seu público-alvo e os seus objetivos para escolher quais serão as melhores redes sociais para promover o seu negócio, nós podemos ajudar!

Vídeo de Boas Festas da equipa MD3 STUDIO para as redes sociais

Como podemos ajudá-lo?

Pomos um twist e imaginação no centro de tudo o que fazemos. Temos uma equipa especializada na criação de vídeos, sejam eles curtos, mais longos, com legendas ou sem… a MD3 STUDIO cria os seus vídeos. 

Não tenha medo de filmar a mais, nós editamos! 

Também temos uma equipa de Marketing que pode contratar para gerir as suas redes sociais.

Fale conosco! 

author-image