Design

Design não é só fazer bonito!

A ideia de que o design é simplesmente fazer algo bonito e agradável ao olho, ainda está enraizada na nossa […]

Texto de
Tânia Forreta
Publicado
em 28 de Julho de 2020

A ideia de que o design é simplesmente fazer algo bonito e agradável ao olho, ainda está enraizada na nossa sociedade, cultivando-se, unicamente, a estética no quotidiano.

Design não é só fazer bonito. Então, é o quê?

O verdadeiro design envolve sobretudo pensamento. Quando me refiro ao verdadeiro design, pretendo sobretudo fazer uma distinção entre o método e o produto final, que teve todo um processo por trás, face ao que comummente encontramos – algo simples, feito em 5 min, sem estratégia e que apenas conta com o fator rápido e bonito.

Por isso, questiono: Será que cumpre os mesmos requisitos e propósitos que um design que envolve processo e pensamento? 

A longo prazo não. Não é um produto memorável, que consiga perdurar no tempo. Porquê? Imaginemos uma marca como uma casa. Uma casa bem alicerçada e planeada tem um potencial de longevidade maior, face a uma cabana que serve para o propósito imediato, contudo com uma estrutura frágil, com um prazo de duração curto.
Com uma marca ou um produto acontece o mesmo.

O verdadeiro design cria alicerces sólidos para a marca/produto perdurar.

O verdadeiro design requer processo.

Quando se inicia um projeto existe toda uma metodologia a seguir, uma metodologia de pensamento, questionamento, observação do público-alvo e entendimento do mesmo, para se poder criar um produto que corresponda às necessidades exigidas. O design envolve a criação de uma solução para um problema específico. Os designers são pensadores e solucionadores criativos que aliam soluções viáveis à estética.

Este processo de confrontamento constante entre problema vs. solução faz parte de qualquer projeto de design, feito com as ferramentas e qualidades necessárias. É realizado um estudo intensivo de prós e contras, nada é deixado ao acaso, existem regras e nada é colocado assim, só porque sim!

O design tem ainda a beleza de nos surpreender, de sermos levados por uma descoberta constante, é uma característica que nos mantém enamorados e maravilhados.

Portanto, sim, o design pode ser bonito, mas também tem método. A melhor definição para o design que posso referir é esta citação de Paul Rand.

O Design é o método de unir a forma ao conteúdo. O Design é tão simples e, por isso, tão complicado.
O Design é o método de unir a forma ao conteúdo. O Design é tão simples e, por isso, tão complicado.
  • Design é pensamento. 
  • Design é dar vida a ideias e conceitos. 
  • Design é sermos surpreendidos por descobertas constantes e deixarmo-nos guiar.
  • Design é solucionar problemas.

Design é isto: beleza, método, descoberta e solução. 

 

De Fio a Pavio é uma crónica de reflexão sobre design, web, marketing comunicação do Cordel da MD3 Studio. Gosta do que lê? Quer saber mais sobre nós e sobre o nosso trabalho? Contacte-nos através do email: comercial@md3studio.com. 

author-image

Este artigo foi escrito pela nossa designer gráfica Tânia Forreta @MD3 STUDIO.

A Tânia é designer gráfica e uma das criativas do estúdio. Gosta de partilhar mirabolantes sobre o design e as críticas sobre o mesmo. Tem uma particularidade de dar origem a frases marcantes e particulares do estúdio, como a tão dita – “Às vezes sabe bem!”.