Marketing

Reputação Online vs Volume de Negócios

Ter uma boa reputação online aumenta significativamente a possibilidade de uma marca vender um produto ou serviço e com isso, ver o seu volume de negócios aumentar.

Texto de
Inês Paraíso
Publicado
em 27 de Maio de 2022

Reputação online: o que significa exatamente?

A reputação online diz respeito à reputação de uma empresa, de uma marca, de uma pessoa nos motores de pesquisa, nas redes sociais, nas plataformas digitais, em fóruns. Trata-se da perceção do sentimento que o cliente tem em relação a uma empresa, marca ou pessoa. 

Quem compraria um produto a uma marca com má fama? Ninguém. 

De facto, o Google refere que 70% dos consumidores não compram a empresas que apresentem quatro ou mais comentários negativos nos resultados de pesquisa do Google.

A reputação online é ainda mais complexa do que a reputação real, porque a informação viaja muito mais rapidamente, está ao alcance de todos e pode ser replicada inumeras vezes ao longo do tempo. Nem sempre implica ter presença online, porque os utilizadores da web podem falar sobre nós, mesmo que não tenhamos um sítio na Internet. 

Por que razão precisa de ter uma boa reputação online?

Ter uma boa reputação online é importante.

As opiniões e apreciações dos outros têm influência e o mercado oferece inúmeras opções. Ou seja, na presença de comentários negativos sobre uma empresa ou marca, o potencial cliente direcionará a sua atenção para uma empresa semelhante que desenvolva atividade na mesma área.

Pelo contrário, se os comentários forem positivos e a mensagem geral de uma empresa transmitir confiança, seriedade e atenção orientada para o cliente, será mais fácil que um novo utilizador se transforme em cliente e um cliente se transforme em embaixador da marca. 

A forma como sua marca é vista influencia diretamente as decisões de compra e o comportamento do consumidor em relação a ela. 

Além disso, a reputação online tem um peso muito forte no mercado, já que as relações sociais acontecem com a partilha de experiências de compra e opiniões sobre produtos em tempo real. Vale ressaltar que os sites de busca também indexam diversas informações publicadas sobre sua marca, como por exemplo, o Google My Business, uma ferramenta gratuita da Google. 

Portanto, cuidar da reputação online de uma empresa é importante, porque a imagem de marca molda o comportamento do consumidor; impacta o alcance de novos públicos e novos clientes; e influencia diretamente na credibilidade e valor da marca.

Perfil Google My Business MD3 STUDIO
Perfil Google My Business da MD3 STUDIO

O que precisa de saber para construir a reputação online da sua empresa?

Partilhamos consigo 10 factos sobre a importância dos comentários online para a construção da reputação da sua empresa:

  1. O Google é o site de avaliação mais usado
  2. Os consumidores querem ser respondidos
  3. Responder às avaliações faz uma diferença real e mensurável
  4. Responder melhora a classificação no ranking
  5. Avaliações negativas afastam os clientes
  6. Empresas precisam de incentivar as avaliações online
  7. Consumidores estão mais críticos na escolha do estabelecimento
  8. Empresas inferiores a 4 estrelas são ignoradas
  9. Avaliações negativas também são uma oportunidade
  10. Reviews online e Google My Business impactam no SEO local

Fale com a nossa equipa de Marketing, hoje, e defina uma estratégia de marketing para construir a reputação online da sua empresa.

author-image

Este artigo foi escrito pela Inês Paraíso, Marketing & Communication Manager da MD3 STUDIO.

A Inês procura novas oportunidades para mostrar o trabalho do Studio e da MD3, inclusive nas redes sociais internas. Também, é Community Manager de alguns dos nossos clientes! Ela gosta imenso de escrever e tem o dom de passar as ideias a palavras. Aliás, ela diz que as palavras são sempre mágicas e têm o poder de revelar mundos!