Marketing

Marketing Digital ao serviço das PME

Empreendedores procuram alternativas inovadoras que destaquem os seus negócios no mercado. O Marketing Digital é a solução mais perspicaz!

Texto de
Inês Paraíso
Publicado
em 27 de Julho de 2022

Segundo os dados de 2020 da Pordata – Estatísticas sobre Portugal e a Europa, em Portugal existem um total de 1.314.944 PME – micro, pequenas e médias empresas. 

Estes dados demonstram a enorme competitividade no mercado, independentemente do setor de atividade. 

Empreendedores observam o mercado e procuram alternativas inovadoras que destaquem os seus negócios, sendo o Marketing Digital a solução mais inteligente e perspicaz!

O conjunto de abordagens que compõe a estratégia é benéfico para as empresas à medida que cresce a representatividade do ambiente digital nos negócios.

Marketing Digital ao serviço das empresas

As redes sociais mudaram a forma como as empresas se podem conectar com os seus clientes. Se antes eram obrigadas a gastar grandes verbas para fazer publicidade nos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos, hoje o contato com o cliente é mais direto, personalizado e ágil.

Os consumidores, quando querem comprar algo, confiam na internet para os ajudar na tomada de decisão. Procuram informações sobre o produto ou empresa, comparam preços, consultam opiniões de outros utilizadores e aceitam recomendações de amigos nas redes sociais.

É aí que entra o Marketing Digital.

Com recurso a técnicas e estratégias, como o Inbound Marketing, o Marketing Digital melhora a presença das empresas online para otimizar os resultados de maneira escalável.

A prática aproxima o público-alvo da empresa fazendo um “caminho inverso” ao da publicidade tradicional. Em vez de ir até o seu consumidor, a abordagem cria motivos para que ele venha até a empresa.

Essa relação eficiente resulta em bons índices de vendas, uma vez que se o cliente chega à sua empresa é porque, em algum momento, ele se sentiu atraído pelo seu produto.

Características das campanhas digitais que fazem com que as marcas se destaquem no mercado

Interatividade

A partir de campanhas e ações das empresas, os consumidores podem interagir e opinar sobre o produto, proporcionando um importante feedback para as marcas.
Além disso, a interatividade permite aumento dos resultados das campanhas, uma vez que os clientes, com alguns cliques, podem indicar o produto a amigos, aumentando o engajamento.

Segmentação 

Outro ponto positivo do Marketing Digital é conseguir falar com o público certo, sem rodeios e sem perder tempo com quem não tem interesse pelo seu produto.
Além de otimizar o tempo da campanha, isso ajuda a diminuir os gastos, já que as empresas deixam de fazer altos investimentos para atingir todos os públicos.

Novas abordagens

Assim, como tudo que envolve a inovação da tecnologia, o Marketing Digital permite que as marcas construam novas estratégias e abordagens para atingir o público.
Por exemplo, o vídeo marketing, aumenta os índices de conversão, além de melhorar o tráfego orgânico; e o marketing de influência (parcerias com influenciadores digitais), ajuda a atingir o público-alvo e gera mais confiança na marca.

Acompanhamento de métricas 

Complementando o ponto anterior, uma grande vantagem do Marketing Digital é ser capaz de analisar os resultados e montar um retrato fiel do desempenho das estratégias implementadas.

Poder de persuasão 

Convencer o cliente a comprar um produto é o grande desafio das empresas. Imagine então que o seu negócio está num mercado saturado, em que o produto é oferecido por muitas outras marcas, com faixas de preços distintas e promessas ousadas.
Sendo assim, é correto afirmar que o Inbound Marketing permite ampliar as vendas e o número de clientes obtidos pela marca, seja através das redes sociais, campanhas de email, ou através de conteúdo em blog.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing trabalha para fazer com que o ciclo seja o mais curto possível. Por conta do conteúdo relevante e personalizado, a movimentação dos leads pelo funil de vendas é mais rápida, reduzindo o tempo necessário para levar um cliente à compra.

Ciclo de venda menor 

O ciclo de vendas é o tempo que a empresa gasta para fechar um negócio com seu cliente, que é contado desde a primeira interação até fechar a venda.
Para chegar a este índice é preciso considerar todas as etapas da jornada de compra. Essa métrica ajuda a entender o CAC (custo de aquisição de cliente), uma vez que quanto maior o ciclo de venda, mais caro é a aquisição do cliente para a empresa.

Diminuição de custos

Além de ajudar a diminuir o CAC, permite às marcas otimizarem os seus investimentos para qualificar os leads e contactar diretamente com pessoas que demonstram interesse pelos seus produtos, o que é suficiente para uma redução de custos.

Email Marketing

Um dos maiores condutores mais efetivos das estratégias de Marketing Digital é o Email Marketing.

Segmentação da base de leads 

Em Marketing Digital sabemos que a personalização do atendimento e do contato com os clientes é essencial. Por isso, a utilização de CRM’s e plataformas, a segmentação dos leads conquistados pelas empresas é simples e rápida, de forma automatizada.
Os recursos utilizados pelos programas, identificam informações para traçar o perfil do utilizador que ajudam a entender os hábitos de consumo e a identificar o estágio do funil de vendas em que o lead se encontra.
A segmentação é fundamental para que a marca concretize uma venda. Além disso, as pessoas gostam de se sentir especiais. No Marketing, isso quer dizer que os clientes querem sentir que aquela campanha é feita para ele, sob medida.

Call to Action 

Com todo o volume de emails recebido todos os dias, o desafio é: como se destacar?

A criatividade é a chave.
O primeiro passo é mandar uma mensagem simples e direta, que seja ao mesmo tempo relevante e leve o leitor a realizar a ação que a empresa espera. Para isso, adicionar um call to action é fundamental!

3 Benefícios do Marketing Digital para PME

As técnicas de Marketing Digital ajudam as empresas a atraírem os seus clientes e a entenderem o perfil de consumo para criar abordagens mais eficientes.

Agora que já entendemos a mecânica e os pontos que destacam a estratégia, falaremos sobre os benefícios do Marketing Digital para pequenos e médios negócios.

1. Facilita as vendas e gera receita

Uma das grandes vantagens das estratégias digitais é qualificar os leads e passar o contato mais eficiente para uma aquisição mais efetiva ao departamento de vendas da empresa.
Além disso, o Inbound Marketing permite integrar as equipas de vendas e marketing das empresas, dando vida ao Smarketing: uma junção de sales (vendas) com marketing.
Isso facilita a vida dos profissionais e garante mais resultados e negócios para as marcas. Isto é, unir as informações coletadas por especialistas comerciais com um conteúdo atraente, que utiliza ótimas noções de copywriting e storytelling ajuda a:

  1. Educar o lead
  2. Responder a dúvidas
  3. Resolver problemas

E isso resulta em:

  1. Gerar mais SQL (Structured Query Language)
  2. Aumentar as taxas de conversão
  3. Alimentar os leads de conteúdo para mantê-los compradores

2. Aumenta a visibilidade da marca e gera confiança do mercado

Ler artigo Reputação Online VS Volume de Negócios

3. Aumenta o tráfego das páginas do website das empresas. 

Como referido anteriormente, as técnicas de Inbound Marketing atraem até o seu site pessoas que se interessam pelo conteúdo oferecido. Sendo assim, ele gera relacionamentos que levam às vendas.

Ou seja, uma empresa só conseguirá efetivar uma venda se o seu website possuir:

  1. CTA’s (botões Call to Action)
  2. Landing Pages
  3. Material Rico

Vamos começar?

Se o seu negócio está pronto para alçar voos mais altos, talvez esteja na hora de apostar no Marketing Digital para melhorar a atuação de sua marca no mercado. Fale connosco.

author-image

Este artigo foi escrito pela Inês Paraíso, Marketing & Communication Manager da MD3 STUDIO.

A Inês procura novas oportunidades para mostrar o trabalho do Studio e da MD3, inclusive nas redes sociais internas. Também, é Community Manager de alguns dos nossos clientes! Ela gosta imenso de escrever e tem o dom de passar as ideias a palavras. Aliás, ela diz que as palavras são sempre mágicas e têm o poder de revelar mundos!