Marketing

Inbound Marketing VS Outbound Marketing

Neste artigo, vamos dissecar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e como pode usá-las para otimizar as suas vendas.

Texto de
Inês Paraíso
Publicado
em 17 de Novembro de 2022

Inbound Marketing ou Outbound Marketing: qual a melhor estratégia para o seu negócio?

Quando o assunto é marketing, provavelmente, já ouviu estas duas expressões. Neste artigo, vamos dissecar a sua definição, mostrar alguns exemplos práticos das metodologias por trás do Inbound e Outbound e o que faz estas duas estratégias tão diferentes entre si e como pode usá-las para otimizar as suas vendas.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é o conjunto de técnicas e práticas de marketing em que em vez das empresas irem atrás de um potencial cliente, passa a executar ações de marketing para que o cliente vá até à sua marca e diga: Eu quero saber mais da sua marca, produto e negócio.

O Inbound Marketing tem como pilar o Marketing de Conteúdo.

Quando utiliza um blog para informar, produz vídeos para o Youtube que acrescentam valor na vida das pessoas, está a construir uma relação de proximidade entre o seu público e a sua marca. Suscita interesse nos seus produtos ou serviços, ainda antes da existência de um relacionamento comercial.

Além da visibilidade e credibilidade para a sua marca, está a gerar leads realmente qualificados e interessados naquilo que tem para dizer e vender.

O que é o Outbound Marketing?

O Outbound é considerado o marketing tradicional, em que a sua mensagem interrompe uma certa atividade de alguém sem que haja personalização ou direcionamento.

Podemos considerar a publicidade na rádio, TV, outdoor, flyers, o vendedor porta à porta ou as vendas por telefone.

Bem, esta estratégia não é só tudo o que acontece offline! Podemos considerar a prospecção via mensagem LinkedIn ou o banner de anúncios do GoogleAds.

Diferenças entre Outbound e Inbound Marketing

A diferença não está só no formato ou no meio de divulgação das campanhas, mas também no modo como se pensa o marketing e nas ferramentas usadas.

Uma campanha de Outbound, inserida do branding da empresa, tem data para começar e acabar e espera-se que os resultados sejam imediatos.

Uma estratégia de Inbound por e-mail ou de conteúdo, por outro lado, uma vez iniciada, é continuada e acompanhada por um período indefinido de tempo.

O Inbound estabelece ainda canais de diálogo, ao contrário do Outbound que é de via única.

Qual a melhor opção para o seu negócio?

Equipa de marketing e comunicação do STUDIO

Ambas as estratégias podem coexistir no plano de marketing da sua empresa.

Produzir conteúdo para blog para definir as palavras-chave no motor de busca do Google, por exemplo, mnão impede que a mesma empresa faça spots publicitários em rádio ou TV.

Como referimos anteriormente, o Inbound tem dois fatores de peso em detrimento do Outbound, na hora de definir a sua estratégia: custo e análise de métricas.

Anunciar em televisão ou na imprensa tem um custo elevado e medir o retorno destes investimentos com exatidão é desafiante.

Por exemplo, no caso da MD3 STUDIO – agência de design e comunicação, que pretende vender serviços para empresas.

Uma estratégia de Inbound pode ser a produção de conteúdo sobre marketing digital para empresas no blog ou posts nas redes sociais que mostram o nosso trabalho e a forma como podemos acrescentar valor aos negócios dos nossos potenciais clientes. direcionando-o para um formulário de contacto.

Os leads que preencham esse formulário seriam qualificados pelo marketing e contactados pelo nosso comercial.

Ao fim de um certo período é possível verificar quanto se investiu no blog, quantos leads foram gerados e quantos negócios foram fechados a partir desses leads.

Dividindo o que foi gasto pelo que foi gerado em vendas de Inbound Marketing, temos o retorno sobre investimento do blog.

Imagine que tinhamos investido em televisão e rádio. Como poderíamos medir o retorno do investimento?

A conclusão é que a prospecção ativa e a atração, ou seja, o Outbound Marketing e Inbound Marketing podem trabalhar juntos, mas já é prática comum entre as maiores empresas do mundo ter o foco no Inbound Marketing.

Isto é, campanhas a longo prazo, métricas confiáveis, retorno sobre investimentos exatos e fortalecimento da marca são algumas das notáveis vantagens do Inbound Marketing!

author-image

Este artigo foi escrito pela Inês Paraíso, Marketing & Communication Manager da MD3 STUDIO.

A Inês procura novas oportunidades para mostrar o trabalho do Studio e da MD3, inclusive nas redes sociais internas. Também, é Community Manager de alguns dos nossos clientes! Ela gosta imenso de escrever e tem o dom de passar as ideias a palavras. Aliás, ela diz que as palavras são sempre mágicas e têm o poder de revelar mundos!