Design

O Designer é um atleta olímpico

O designer é um ser multifacetado que desempenha diversas tarefas. Entre elas, o de atleta de alta competição.

Texto de
Tânia Forreta
Publicado
em 23 de Novembro de 2020

O designer é um ser multifacetado que desempenha diversas tarefas. É pensador, crítico, psicólogo, mediador, criativo e, muitas vezes, atleta de alta competição.

Como assim, atleta de alta competição? Compete com quem? Compete porquê?

Compete, sobretudo, consigo próprio. O objetivo na competição é para dar sempre o melhor de si. Faz sprints todos os dias da semana com o objetivo de alcançar a meta. Faz corrida de estafetas em equipa, dá tudo o que tem em campo e no seu melhor tempo, antes de passar o testemunho aos colegas de equipa. E recebe de volta o testemunho todas as vezes necessárias para levar a equipa à vitória final.

Um designer é um dos elementos essenciais para o funcionamento de uma máquina bem oleada, em constante colaboração e partilha. 

No caso da MD3 Studio, a equipa de Design segue a metodologia Kaban. Esta metodologia é direcionada para gestão de projetos com visualização geral das tarefas a completar, divididas por graus de execução.  

Assim, as nossas semanas são caracterizadas por sprints, em que a equipa se deve organizar para concluir as suas tarefas e terminar na meta vitoriosa. Cada sprint é composta por diversas etapas - desde a chegada do briefing, ao planeamento, à execução, ao teste e a resposta do cliente que pode fazer prosseguir até ao final da meta ou apanhar uma “barreira” no caminho e ter que recomeçar parte do processo.

É frequente o número de tarefas diárias a realizar e o multitasking mental exigido é de alta competição! Enquanto equipa, o apoio é a base do sistema e a vontade de atingir a meta o objetivo da semana. 

Vamos aos treinos!

Diariamente, trabalhamos para fazer mais e melhor e nos suplantarmos. Vamos ao treinos, usamos o melhor material disponível e todas as semanas voltamos ao ponto de partida, para no final conseguirmos dizer, vencemos!

Ser designer é ser um Michael Phelps e Einstein juntos! A conjugação perfeita entre agilidade e destreza mental.

De Fio a Pavio é uma crónica de reflexão sobre design, web, marketing e comunicação do Cordel da MD3 Studio. Gosta do que lê? Quer saber mais sobre nós e sobre o nosso trabalho? Contacte-nos através do email: comercial@md3studio.com. 

author-image

Este artigo foi escrito pela nossa designer gráfica Tânia Forreta @MD3 STUDIO.

A Tânia é designer gráfica e uma das criativas do estúdio. Gosta de partilhar mirabolantes sobre o design e as críticas sobre o mesmo. Tem uma particularidade de dar origem a frases marcantes e particulares do estúdio, como a tão dita – “Às vezes sabe bem!”.