Marketing

Como melhorar as suas campanhas Black Friday para vender mais em 2021?

A Black Friday é uma ótima oportunidade para fechar o ano da sua empresa em grande, por isso, chegou o momento de colocar as campanhas digitais em ação. 

Texto de
Inês Paraíso
Publicado
em 09 de Novembro de 2021

A Black Friday é uma ótima oportunidade para fechar o ano da sua empresa em grande, por isso, chegou o momento de colocar as campanhas digitais em ação. 

Já planeou as suas campanhas para a Black Friday?

Dia 26 de novembro é uma das datas mais importantes para o comércio online português. Aliás, muitas empresas e estabelecimentos comerciais optam por prolongar as datas e promover a Black Week ou Black Weekend que culmina com outro dia propício a compras - a Cyber Monday. 

No ano passado, os portugueses gastaram mais na Black Friday e compraram mais online e 2021, não será diferente!

Este ano, quase nove em cada dez portugueses planeiam fazer compras durante a Black Friday e desembolsar, em média, 327 euros, ou seja, mais cinco euros do que no ano passado. É o que revela um estudo conduzido pela Netsonda para a Worten que mostra um expressivo aumento dos consumidores que tencionam fazê-lo tanto online como nas lojas físicas (de 41% em 2020 para 56%).

In Jornal de Negócios (Diana do Mar, 26 de outubro de 2021)

Com a data a aproximar-se, prepare-se para promover o seu negócio. Neste artigo, compilamos algumas estratégias para se adiantar à concorrência. 

Muito Importante: A Black Friday serve para o meu negócio? 

O seu negócio corresponde à venda de serviços ou produtos muito específicos? 

Boa! O mais comum é vermos ações de empresas B2C durante a Black Friday. Esta é a tipologia de negócio cujas ações são dirigidas para o consumidor final que mais dinheiro movimentam na Black Friday. 

E no caso dos negócios B2B?

Também é possível vender para outras empresas, oferecendo descontos ou fazendo um upgrade de serviços.

O anúncio da promoção pode ser uma oportunidade de reativar contactos que desistiram da compra, além de acelerar negociações que estão paradas no processo de vendas. E, ainda, de atrair pessoas que já estavam interessadas no produto e que fecham o negócio com um ciclo de vendas mais rápido que o usual.

Como fazer uma boa promoção de Black Friday? 

Explore canais de vendas para a Black Friday

Os canais mais comuns são o Facebook e Instagram ou mais avançados como o Google Ads, Linkedin ou email marketing. Use os canais onde estão os seus potenciais leads.

Prepare o seu website para as compras online

É comum que os sites caiam durante a Black Friday, pois muitas empresas contratam planos de servidor compartilhados ou com limite de acessos que acabam por ficar sobrecarregados devido ao grande movimento.

Para evitar problemas é importante que você conheça a capacidade técnica da sua plataforma. Fale com o nosso suporte!

Tenha o site em HTTPS

Desde 2017, o Google tem deixado mais claro que não gosta de sites inseguros, defendendo a adoção do HTTPS. Quando o endereço de um site começa com HTTPS e não com o anterior HTTP, isso significa que a página possui o certificado SSL/TLS (que é responsável por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele. Isso torna o visitante mais protegido.)

No Google Chrome, sites que adotaram o recurso apresentam um cadeado no início da barra de endereços.

Crie sentido de urgência

Criar o sentido de urgência é uma estratégia conhecida por quem usa o marketing digital no lançamento de produtos, de forma a estimular o público a concluir uma compra o quanto antes para não perder nenhum benefício exclusivo.

Seja claro quanto à data de lançamento e término da campanha e promova-a como um intervalo de compras imperdível! 

É importante realizar uma comunicação intensiva antes da Black Friday, garantindo que seus clientes saibam quando as suas ofertas vão começar e terminar, assim o público pode preparar-se com antecedência. 

Aumente o prazo da Black Friday

Com resultados tão positivos para quem vende nessa época do ano, já se tornou comum a prática de aumentar a duração da Black Friday para mais de um dia ou fim de semana.

Esta pode ser uma boa estratégia para trazer ainda mais vendas para sua empresa, mas é importante lembrar que, mesmo se o prazo da sua Black Friday for maior, ela deve acabar. As ofertas dessa época devem ser algo realmente fora do comum, e isso só faz sentido se a sua empresa voltar ao funcionamento normal a dada altura.

Analise os dados de anos anteriores e reveja e acerte o stock de produtos

O segredo está em utilizar o histórico de anos anteriores para tentar prever ações futuras. Estudar o comportamento do consumidor no ano anterior, para aproveitar melhor a oportunidade de vendas e atingir a persona certa, com uma maior precisão.

Tenha um SAC preparado 

É comum as pessoas terem dúvidas que não estão na descrição do produto à venda. Tenha um canal aberto para que os clientes ou possíveis clientes possam esclarecê-las, isso transmite segurança nas compras online.

author-image

Este artigo foi escrito pela Inês Paraíso, Marketing & Communication Manager da MD3 STUDIO.

A Inês procura novas oportunidades para mostrar o trabalho do Studio e da MD3, inclusive nas redes sociais internas. Também, é Community Manager de alguns dos nossos clientes! Ela gosta imenso de escrever e tem o dom de passar as ideias a palavras. Aliás, ela diz que as palavras são sempre mágicas e têm o poder de revelar mundos!